Rules and Guidelines

O que Amazônia Latitude procura em um artigo?

Em um mundo de desinformação e fakenews, Amazônia Latitude contribui para um debate democrático necessário e sério, injetando fatos e evidências na arena pública. Por isso, reagimos a diversas publicações com análises especializadas e ajudamos a definir agendas de notícias com ideias originadas na academia. O objetivo é atingir diferentes públicos e promover reflexões plurais sobre aquilo que, tantas vezes, fica restrito a um público especializado ou a uma pequena parcela da população.

Além do debate, buscamos a apresentação de instrumentos que gerem sugestões concretas sobre a Amazônia e a Pan-Amazônia. Portanto, o texto a ser publicado por Amazônia Latitude deve refletir temas como política, economia, artes, cultura, meio ambiente, educação, literatura, engenharias, etc. sempre com enfoque na Amazônia e na Pan-Amazônia.

Eixos da política de publicação

I) O assunto abordado no texto é de interesse do leitor preocupado com a Amazônia?

Nossos artigos são lidos no Brasil, nos Estados Unidos e outros países do continente americano, europeu, asiático, africano, por acadêmicos e não-acadêmicos. Por isso, o texto precisa de linguagem clara e acessível a pessoas leigas, não especializadas sobre determinados temas ou que não tenham conhecimento aprofundado sobre determinados conceitos.

II) As ideias e o fio condutor apresentados no texto são oportunos?

Os objetos são vários: novas pesquisas, análises de notícias, comentários relacionados a aniversários históricos e projetos que interferem direta ou indiretamente no cotidiano das comunidades amazônicas e seus povos, cuja ingerência política, econômica, artística ou religiosa resulte em consequências para a Amazônia e a Pan-Amazônia. Interessa-nos em primeiro lugar perceber se o texto é capaz de responder à pergunta: qual a importância disso para o leitor?

III) O autor é um especialista sobre o tema de seu texto?

Buscamos verificar se o conteúdo do material é responsável, ético e apoiado em evidências comprovadas. O objetivo é fomentar um debate sério e difundir o conhecimento entre pesquisadores, acadêmicos, especialistas e o público em geral com clareza e insights sobre a problemática abordada. Em vista disso, o autor que pretende publicar na Amazônia Latitude pode atuar em empresas, organizações governamentais e não-governamentais, instituições de ensino, pesquisa ou extensão, ou, ainda, ser pesquisador independente, desde que preocupado com as causas da Amazônia e Pan-Amazônia.

Uma vez que seu ensaio/artigo/resenha seja selecionado, nossos editores trabalham com os autores para estabelecer o ângulo que melhor estruture sua contribuição e tenha um formato alinhado aos critérios da equipe editorial de Amazônia Latitude. Cada contribuição poderá ser editada para clareza e precisão e revista por um segundo editor antes da publicação. Os autores devem preencher um termo de colaboração. Os autores têm controle sobre a cópia final: Amazônia Latitude não publicará sem a aprovação final do autor.

IV) Como o colaborador deve trabalhar seu texto?

Nossos artigos devem abordar pontos críticos que o público precisa conhecer. Sua estrutura, mantendo o rigor científico que pretende a Amazônia Latitude:

  • deve partir de um tom argumentativo, educativo, lembrando um artigo de opinião, claramente definidos introdução, desenvolvimento e conclusão, que sigam uma lógica corrente discursiva sobre o objeto em discussão;
  • deve explicar os termos que necessitam de clareza, assim como a linguagem, quando específica a uma área do conhecimento ou pesquisa, considerando que os textos publicados também serão lidos por leigos;
  • deve necessariamente pautar a Amazônia e a Pan-Amazônia. O texto não deve ultrapassar as seis laudas (páginas), também não deve conter citações de parágrafos e recuos. Quando necessárias, deverão ser feitas dentro do próprio parágrafo em que discorrem as ideias, com limite de cinco linhas, entre aspas, indicando autor (sobrenome), o ano da obra e página de referência.

V) Copyright

A Amazônia Latitude objetiva ser uma revista digital aberta para pessoas de todo o mundo compartilharem práticas recomendadas e colaborarem no desenvolvimento de soluções inteligentes e sustentáveis sobre a Amazônia e a Pan-Amazônia. Nossos artigos são livres para leitura e publicação gratuitas sob licença Creative Commons. A revista incentiva republicações de seu conteúdo desde que atribuídos os devidos créditos à revista AMAZÔNIA LATITUDE, assim como ao autor.

Benefícios em escrever para a Amazônia Latitude

Os autores serão informados sobre todas as métricas sociais de seus textos. Isso inclui o número de acessos do artigo, localização geográfica desses acessos, e quais veículos de mídia republicaram seu texto. Para tal, o autor deve enviar um email para [email protected], com o título de seu texto e a solicitação das informações de alcance do mesmo. Essas métricas podem ser usadas para demonstrar engajamento público e educação. Por isso, escrever na Amazônia Latitude ajuda a garantir que as vozes dos pesquisadores estejam na frente e no centro da praça pública; melhora as habilidades de comunicação acadêmica; leva mais leitores a artigos sem o verniz acadêmicos, mas com rigidez científica que se pretende qualquer artigo honesto; e conecta os acadêmicos de maneiras inesperadas às vezes a outros acadêmicos e à sociedade em geral.

Temos uma política de transparência para cada autor que queira divulgar sua experiência e suas ideias.

Somos uma organização sem fins lucrativos que serve ao bem público e à divulgação do conhecimento.

Editores

Amazônia Latitude

Translate »