Amazônia Latitude em fotos: 2021

Jovens seguram cartazes em inglês em uma manifestação. Um deles diz: The wrong amazon is burning
Manifestantes inundaram as ruas de Glasgow, onde ocorre a COP26 nesta sexta-feira (5)

Eventos diversos marcaram a cobertura da Amazônia Latitude em 2021. De enchentes no Amazonas causados por chuva a queimadas em grandes escalas no sul da região. Da Convenção do Clima da ONU em Glasgow a lembrança dos 10 anos da construção de Belo Monte. Relembre os acontecimentos com suas respectivas fotos.
 

Janeiro: A cultura na alma de Alter do Chão

A partir da história do Movimento de Roda de Curimbó, grupo dedicado ao carimbó, patrimônio e gênero musical, Jackson Rego Matos reflete sobre a defesa da Amazônia, a difusão da cultura e a carga política que permeia todas essas as manifestações.

alter do chão carimbó amazônia
 

Fevereiro: Cintas-largas em Super-8

Em 1973, a convite do governo brasileiro, o cineasta Jorge Bodanzky viajou com o repórter alemão Karl Brugger à região do município de Aripuanã, quando Mato Grosso era um estado só. O assunto era a inauguração de uma cidade científica, que desenvolveria o uso dos recursos naturais e a ciência da região de forma responsável. Durante um sobrevoo, o diretor filmou, por acaso, um grupo de indígenas Cintas-largas não contatados que tentaram flechar o avião.

cintas largas aripuanã jorge bodanzky
 

Março: A mulher e a literatura na Amazônia

Quando instados a nos lembrar de mulheres na/da Amazônia, especialmente daquela Amazônia do início do século passado, o que temos como resposta é o vazio, o silêncio de uma mente tentando achar, nos escombros do tempo, quem foram e são elas. Quem?

mulher literatura amazônia
 

Abril: Cúpula do Clima e a Insustentável Leveza do Ser Sustentável

Passada a festa político-midiática da Cúpula do Clima, convocada pelo Presidente Joe Biden, em 22 e 23 de abril de 2021, é hora de avaliarmos o que se passou. Antes de tudo, contexto. Estamos num momento de bifurcação histórica que alguns vêm chamando de caos sistêmico (Imannuel Wallerstein e Giovani Arrighi), e outros, de crise do padrão de poder e de saber (Aníbal Quijano) que nos governa desde 1492.

cupula clima sustentável
 

Maio: Aparecida Vilaça reforça importância das ideias dos povos indígenas

“Uma das razões que me fez escrever o livro ‘Paletó e eu’, além de uma forma de lidar com meu luto, foi também porque eu queria que as pessoas conhecessem o Paletó. Porque ele era um homem extraordinário, uma pessoa de uma inteligência fora do comum, que viveu coisas diversas ao longo de muito tempo. E eu achei que essas histórias mereciam ser conhecidas por outras pessoas”, diz a pesquisadora.

aparecida vilaça podcast
 

Junho: Maior enchente da história do Amazonas

A capital amazonense e a região metropolitana sofreram com as inundações, principalmente no mês de junho. Ruas foram alagadas, portos foram interditados e, plantações foram perdidas. Comerciantes improvisam barreiras com sacos de areia e vêm jogando cal na água parada para neutralizar o odor. Segundo a Defesa Civil amazonense, cerca de 450 mil pessoas já foram afetadas pelas cheias no estado, o equivalente a 10% da população do estado. A cheia atingiu 58 dos 62 municípios.


 

Julho: As contribuições do esquecido Serviço Meteorológico do Museu Paraense Emílio Goeldi

O Serviço Meteorológico do Museu Paraense Emílio Goeldi funcionou ininterruptamente entre os anos de 1896 a 1922 e foi o primeiro do tipo em toda a Amazônia. Infelizmente, essas contribuições foram esquecidas e são hoje desconhecidas do público em geral, inclusive entre os próprios meteorologistas da região.

foto da faixada do museu. Paredes laranjas, intercaladas com grandes portas
 

Agosto: Queimadas em Lábrea

O fotógrafo Edmar Barros percorreu 2.400 km para cobrir incêndios no Sul do Amazonas em agosto. Durante dez dias, Barros enfrentou estradas de difícil acesso em Lábrea, Manicoré, Tapauá e Humaitá. A fumaça foi uma personagem constante na jornada, preenchendo os espaços entre lente e paisagem. Em alguns momentos, o fotojornalista se viu obrigado a usar máscara de gás.

Bois pastam, no fundo há fumaça de um incêndio
 

Setembro: Perda de biodiversidade por queimadas aumenta na Amazônia com desregulação ambiental

Pesquisa publicada na Nature calculou os impactos causados por fogo na região nos últimos 20 anos; apenas em 2019, 12 mil espécies entre plantas e vertebrados foram afetadas.

Uma linha diagonal queimada divida a área devastada pelo fogo e uma área verde
 

Outubro: A Amazônia deve ser ponto crucial na COP26, diz Nobel da Paz Philip Fearnside

Philip Fearnside, cientista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e ganhador do Nobel da Paz de 2007 ao lado de 3000 cientistas do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), destaca que a conferência ainda não leva em conta algumas das principais fontes de emissões do mundo: a degradação da floresta amazônica.

Jovens seguram cartazes em inglês em uma manifestação. Um deles diz: The wrong amazon is burning
 

Novembro: Especial 10 anos de Belo Monte

Reunimos um grupo de autores interdisciplinares, que incluiu ativistas, pesquisadores, poetas, fotógrafos e jornalistas para lembrar aos nossos leitores o que foi e o que é a Usina Hidrelétrica de Belo Monte. É uma memória que não pode ser esquecida nem tratada de forma conformista.

Indígena com dedo em riste, na frente de um homem sentado, vestindo roupa social
 

Dezembro: Trabalho escravo é projeto antigo do governo brasileiro, avalia padre antropólogo

O novo livro do estudioso de trabalho escravo contemporâneo Ricardo Rezende Figueira, “Escravidão na Amazônia: quatro décadas de depoimentos de fugitivos e libertos” (Mauad, 2021), é tanto documento histórico quanto alerta para o futuro.

Capa do livro A Escravidão na Amazônia, ao lado de um dos autores Ricardo Resende Figueira

 
 

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »