Amazônia em 5 minutos #23: Pesquisador descobre nova espécie de tartaruga

No último episódio de 2021, o destaque do Amazônia em Cinco Minutos é a descoberta de uma nova espécie de tartaruga de água doce em Juruti, município do Pará.

O biólogo Fábio Cunha, recentemente descreveu a descoberta na renomada revista internacional Chelonian Conservation and Biology, no artigo com o título “A New Species of Amazon Freshwater Toad-headed Turtle in the Genus Mesoclemmys (Testudines: Pleurodira: Chelidae) from Brazil” (“Uma nova espécie de tartaruga cabeça de sapo do gênero Mesoclemmys do Brasil” – tradução para o português).

O artigo completo você encontra clicando aqui

Mesoclemmys jurutiensis a nova espécie de tartaruga de água doce da amazônia brasileira (Fábio Cunha/Arquivo pessoal).

Ao nosso podcast, o biólogo descreve as características únicas que diferem a nova espécie que é totalmente diferente de outras do gênero.

A nossa dica cultural é o lançamento do cd de poemas “Entre Barras e Rios” do escritor, poeta e ator Dori Carvalho.

O poeta lançou no último dia 13 o CD Entre barras e rios, com a participação de artistas e intelectuais. Ele recitou poemas, acompanhado de violino, e autografou o CD. (Ricardo Chaves/Amazônia Latitude).

O projeto foi contemplado na Lei Aldir Blanc, pelo prêmio Feliciano Lana. O trabalho de ensaio e produção durou mais de um ano, desde ensaio à gravação, edição e reprodução.

O Amazônia em Cinco Minutos é uma produção da Amazônia Latitude. Ouça, divulgue e ajude a fazer a ponte entre academia e sociedade. Os programas estão disponíveis em Soundcloud, Spotify, Deezer e Apple Podcasts. Ouça nossos podcasts aqui.
Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »