Amazônia em Cinco Minutos #15: sustentabilidade, a luta pela demarcação e as palavras para refazer o universo

podcast amazônia cinco minutos

No episódio de Amazônia em Cinco Minutos desta quinzena, falamos sobre a busca por uma política sustentável no Brasil, as manifestações de povos indígenas pela proteção de seus territórios e destaques da aula com José Ángel Quintero, Enrique Leff e Carlos Walter Porto-Gonçalves!

“Cada elemento que sai da nossa boca ganha vida. Por isso a importância da palavra, o que chamamos de oralitura. Ou seja: de nossa cabeça, falamos com inteligência. Mas do coração, se fala com sabedoria”, disse Quintero.

Em Brasília, bombas. Foi assim que a polícia militar do Distrito Federal tentou impedir que os indígenas se aproximassem da sede da Funai, que se recusou a recebê-los.

Enquanto isso, em Roraima, garimpeiros atacam pela terceira vez em menos de uma semana comunidades indígenas Yanomami, como já relatamos no podcast. Já são 9 pedidos de socorro ignorados pelas autoridades locais e nacionais. Ouça o que disseram Sonia Guajajara e Dario Kopenawa, presentes nos atos.

E a dica cultural de hoje é o repertório de um expoente da Música Popular Amazonense, que por meio de sua voz inconfundível, letras e melodias que tocam a alma, é considerado um dos pioneiros na resistência dos ritmos amazônicos: Antônio Pereira!

O texto citado na aula do professor Quintero também já está disponível, clique aqui para ler.

O Amazônia em Cinco Minutos é uma produção da Amazônia Latitude. Ouça, divulgue e ajude a fazer a ponte entre academia e sociedade. Os programas estão disponíveis em Soundcloud, Spotify, Deezer e Apple Podcasts. Ouça nossos podcasts aqui.

 
 

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »