Reconectando: Aparecida Vilaça reforça importância das ideias dos povos indígenas

aparecida vilaça podcast

Se fosse reescrever ‘Morte na floresta’, lançado no ano passado, Aparecida Vilaça faria tudo exatamente igual. Naquele momento, abril de 2020, a Covid-19 já estava tomando dimensões dramáticas. E a obra buscava apresentar perspectivas dos povos indígenas sobre as epidemias, além de oferecer outros modos de pensar e de buscar soluções.

“A esperança ali não teria sido dada por vacina ou pelas regras de saúde. Mas uma esperança baseada em ideias vindas dos povos indígenas”, diz a pesquisadora. “Continuo achando que se deve prestar atenção a essas ideias, faladas e publicadas por eles. Para mim, são a via possível da gente escapar dessa via sem saída em que a gente está se metendo em relação à nossa sobrevivência aqui na terra.”.

Aparecida é antropóloga e pesquisadora do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A entrevista para a Amazônia Latitude foi realizada em abril, às vésperas da instauração da CPI da Covid, quando o Brasil havia batido a marca de 360 mil mortos.

“Tem sido uma política de fato de negligência, de deixar morrer, principalmente com os menos favorecidos e com as populações que não estão localizadas nos grandes centros urbanos. Dentre elas, os indígenas”.

Seu livro “Paletó e eu – memórias do meu pai indígena”, um depoimento sobre a vida de seu pai Wari’ e sobre o luto, mostra um jeito simples de levar o conhecimento e a antropologia a públicos diversos.

“Uma das razões que me fez escrever o livro ‘Paletó e eu’, além de uma forma de lidar com meu luto, foi também porque eu queria que as pessoas conhecessem o Paletó. Porque ele era um homem extraordinário, uma pessoa de uma inteligência fora do comum, que viveu coisas diversas ao longo de muito tempo. E eu achei que essas histórias mereciam ser conhecidas por outras pessoas”, diz a pesquisadora.

Com um relato minucioso da realidade de Paletó, dos Wari’ e das mudanças ocorridas nas últimas décadas, “Paletó e eu”, que venceu o prêmio Casa de Las Américas em 2020, também cumpre a tarefa de registrar e explicar a identidade dos povos indígenas.

A ira contra a diferença

Embora os ataques tenham sido acentuados recentemente, a disputa pelas terras dos povos originários e as incansáveis tentativas de catequização carregam sentidos mais profundos do que o uso econômico.

“Isso desperta raiva, os indígenas com aquele território todo, ‘é muita terra’. O que é mentira, porque a terra para muitos povos não é suficiente, porque a base de subsistência deles é a terra. E a outra coisa que gera mal-estar da nossa civilização em relação aos indígenas é isso, porque esse regime de posse da terra parece atingir o coração do nosso sistema capitalista e de posse individual. Parece inconcebível”, afirma Aparecida.

A mera existência parece sinalizar para a sociedade e para esse ideário que outros modos de viver são possíveis, e essa visão no horizonte é lida como ameaça. “É como se não pudessem suportar essa visão”.

Popularizar narrativas

É para difundir esses pensamentos diferentes e garantir a pluralidade de modos de estar no mundo que a professora destaca o trabalho de lideranças de povos originários, como as falas e textos de Ailton Krenak, autor de “Ideias para adiar o fim do mundo”, e Davi Kopenawa, que escreveu “A queda do céu” com o antropólogo Bruce Albert.

“É um livro que apresenta para o público geral a visão de mundo yanomami. E é um projeto do Davi, que solicitou ao antropólogo que escrevesse. Ele tinha interesse que os brancos ouvissem o que ele tinha a dizer, porque estava preocupado com a destruição”, explica Aparecida.

“Eles estão se fazendo ouvir e o que estão falando está tendo repercussão. As pessoas têm uma certa sede pelas palavras dos indígenas”.

Pela memória de Cássio Freire Beda

A professora faz um registro em memória de Cássio Freire Béda, que morreu pela contaminação de mercúrio na região do Rio Tapajós, onde o garimpo causa danos gravíssimos à saúde das populações locais, incluindo os indígenas Munduruku. Com uma rápida deterioração do seu estado de saúde por causa do metal, Cássio morreu no dia 4 de abril.

“Ele resolveu lutar ao lado dos Munduruku pela definição de uma nova Terra Indígena e no combate aos invasores, e foi contaminado pelo mercúrio. Eu gostaria de lembrar o nome dele, que foi ativista até os seus últimos momentos. É muito forte o que está acontecendo”, diz Aparecida.

E para enfrentar as boiadas, é preciso comunicar. “Que essa morte desse rapaz, que sirva como alerta. Porque mesmo doente ele lutou para que as pessoas se preocupassem de fato com a contaminação por mercúrio”.

Ouça outros episódios do podcast aqui.

Imagem em destaque: Fabricio Vinhas/Amazônia Latitude

 

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »