Riquezas da Floresta #5: Floresta é nutrição, floresta é saúde!

riquezas da floresta nutrição e saúde
arte: fabrício vinhas

No quinto episódio da série Riquezas da Floresta, apresentada por Mara Régia, um programa dedicado a quem vive na Amazônia! E que, claro, usa o livro ‘Frutíferas e plantas úteis na vida amazônica’ para manejar a floresta e conseguir alimento, recursos, remédios e muitos outros benefícios.

Depois de explicar os benefícios e maravilhas de açaí, bacuri, castanha e copaíba, Mara conversou com personagens sobre o uso do livro e do conhecimento sobre as plantas e frutas amazônicas.

“Enquanto o conteúdo de pesquisa for feito só para o interesse do pesquisador, a educação não avança e continua o desmatamento e a perda da natureza que nós temos”, diz Glória Gaia, que trabalha com comunidades rurais, no episódio. “Esse livro resgata a cultura que aquele povo pensa que está abandonada”.

Lívia Martins, que é médica e compartilha a sabedoria da medicina com a dos pajés e parteiras, também contou suas experiências a partir do manual amazônico.

“Esse livro é tão utilizado que apesar de ter sido feito com conteúdos da Amazônia, nós que somos do Cerrado já incorporamos em várias práticas”, disse Lívia. Um dos usos foi modificar, junto com os agricultores, o processo de extração do óleo de copaíba, que fere menos a árvore e amplia o potencial da extração.

Saúde de graça, que vem da mata. “Quem sabe manejar e usar a floresta tem o melhor plano de saúde do mundo”, diz Mara. Ouça o episódio e compartilhe!

Acompanhe Riquezas da Floresta na Amazônia Latitude, aqui no site ou na sua plataforma de podcasts favorita. Clique aqui para ouvir os episódios. Riquezas da Floresta é uma produção radiofônica baseada no livro Frutíferas e Plantas Úteis na Vida Amazônica, uma realização do Cifor com o apoio de instituições parceiras. Saudações amazônicas!
Imagem em destaque: Foto de Mara Régia com montagem de Fabrício Vinhas. Arquivo/Amazônia Latitude

 

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »