Amazônia em Cinco Minutos #12: movimentos indígenas, um estado de cobaia e Sentipensar com a Terra

podcast amazônia cinco minutos

O Amazônia em Cinco Minutos está no ar! Neste episódio, detalhamos a mais recente tentativa do governo de Jair Bolsonaro de intimidar lideranças indígenas no país.

A Polícia Federal tentou instaurar inquérito acusando Sônia Guajajara de difundir fakenews, por causa da série “Macará”, que denuncia uma política de extermínio dos povos indígenas por meio do desmatamento das florestas e descontrole da pandemia da Covid-19. Outro destaque é a acusação do vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida Filho, de que o alinhamento de Wilson Lima com Jair Bolsonaro, transformou Manaus em um laboratório a gerador da nova cepa de Covid-19.

Também falamos sobre o seminário Seminário ‘Sentipensar com a Terra: Teoria e prática decolonial! ’, que será ministrado pelo professor José Ángel Quíntero, entre maio e junho. Clique aqui para fazer sua inscrição! O evento é uma realização da Amazônia Latitude, editada pelo programa de Português da Universidade do Estado da Flórida, dos EUA, e a Universidade Autônoma Indígena, da Venezuela, que emitem o certificado.

E a dica cultural é com Neuber Uchôa, artista expoente do Movimento Roraimeira, que há 40 anos canta o orgulho de pertencer ao estado. Ouça e compartilhe!

O Amazônia em Cinco Minutos é uma produção da Amazônia Latitude. Ouça, divulgue e ajude a fazer a ponte entre academia e sociedade. Os programas estão disponíveis em Soundcloud, Spotify, Deezer e Apple Podcasts. Ouça nossos podcasts aqui.

 
 

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »