Riquezas da Floresta #3: Castanheira

riquezas da floresta castanheira

Após deixar o ouvinte com água na boca para experimentar o sorvete ácido e cremoso de bacuri, Mara Régia, produtora e apresentadora do podcast “Riquezas da Floresta”, traz mais curiosidades sobre a castanha-do-Pará. A série é a versão sonora do livro “Frutíferas e Plantas Úteis na Vida Amazônica” (1998).

Considerada rainha da floresta, devido à sua exuberância e aos benefícios de seus frutos, a Castanheira, ao lado do Piquiá, possui os troncos mais grossos de toda a Amazônia. No Pará, uma de suas árvores tem 15 metros de rodo.

Seu fruto é considerado a “carne da Amazônia”, devido à porção de proteínas que possui: cerca de metade da quantidade que há em um bife, com o dobro de calorias. Por isso, deve ser consumida com moderação.

Madeira de lei, sua derrubada vem ocorrendo de forma agressiva. Nos últimos 50 anos, em Marabá, sudeste paraense, milhares de castanheiras centenárias desapareceram, apesar de serem protegidas desde 1965 pela lei federal nº 4.771, que proíbe o corte de castanheiras silvestres. Até os anos 2000, cerca de 70% dos castanhais já haviam sido desmatados no sudeste paraense.

Uma castanheira produz em média 29 ouriços por ano, cada um com cerca de 16 castanhas, o que dá algo em torno de 470 castanhas. Em 1999, segundo o livro, a produção do Brasil foi de quase 27 mil toneladas.

Com valor econômico cada vez maior, quase toda a produção é exportada. A apresentadora ressalta a importância de estimular o comércio interno, que gera emprego e renda para milhares de famílias. Além da castanha, a casca, o ouriço e o óleo também são aproveitados.

Manejar é preciso

As árvores estão envelhecendo e castanhais muito explorados podem ficar sem substitutos. Quando a coleta de sementes é muito grande, o número de mudas que podem substituir as mais velhas é muito pequeno.

Além de plantar e/ou permitir que a natureza faça seu trabalho, como deixar um pouco de castanha para a cotia, responsável por espalhar as sementes pela floresta, é preciso ter mata por perto para que a castanheira possa ser polinizada e assim produzir frutos. As plantadas em pastagens distantes de florestas provavelmente não vão produzir.

Também conhecida como uma das mães da floresta, ao lado da seringueira, a Castanheira-do-Pará leva o nome do estado pelo fato de virem de lá os frutos mais graúdos. Enquanto uma castanha normalmente tem 3 cm de tamanho, no Pará, algumas chegam a 7 ou 8 cm.

Para boa saúde, é recomendado que se coma pelo menos 2 castanhas por dia, devido à presença de selênio. Esse nutriente combate os radicais livres no organismo, cujo excesso está ligado ao envelhecimento precoce e ao desenvolvimento de doenças como câncer, Mal de Parkinson e Alzheimer.

Acompanhe Riquezas da Floresta na Amazônia Latitude, aqui no site ou na sua plataforma de podcasts favorita. Clique aqui para ouvir os episódios. Riquezas da Floresta é uma produção radiofônica baseada no livro Frutíferas e Plantas Úteis na Vida Amazônica, uma realização do Cifor com o apoio de instituições parceiras. Saudações amazônicas!

 

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Translate »