Amazônia em cinco minutos #10: um mundo feito de muitos e a boiada em movimento

problema ambiental

 

O Amazônia em cinco minutos, podcast semanal com destaques sobre a maior floresta tropica do mundo, chega ao décimo episódio. Publicamos nesta semana o ensaio “Clima viral: o lugar da humanidade no planeta”, do filósofo e ambientalista mexicano Enrique Leff, autor do pensamento crítico de que o “desenvolvimento sustentável” está longe de ser uma saída para a humanidade.

Para o professor, precisamos repensar o lugar da humanidade no planeta. No ensaio desta semana, ele assegura que a origem da pandemia está na irracionalidade que nos levou ao colapso ambiental. Segundo o filósofo, a transformação da civilização deve ser orientada no sentido da sustentabilidade da vida.

“Não é uma questão única da América Latina, mas tem particularidades e oportunidades muito próprias pela produtividade de seus ecossistemas, pela grande criatividade de sua diversidade cultural. América Latina tem condições privilegiadas para pensar em outro modo de vida, outro modo de produção, outro modo de habitar o planeta”, diz Leff.

Dedicamos este episódio ao cacique Aritana Yawalapiti, do Alto Xingu. Ele era um dos mais influentes líderes indígenas do Brasil e morreu nesta quarta em um hospital de Goiânia por complicações causadas pelo novo coronavírus. É mais um dos muitos casos que vem manchando a imagem do Brasil em relação às políticas de proteção aos povos indígenas.

Falamos também sobre a vitória da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, a Apib, que conseguiu uma vitória no Supremo Tribunal Federal. A corte referendou na quarta-feira (5) a liminar concedida pelo ministro Barroso no dia 8 de julho. A medida obriga o governo a elaborar planos de emergência para enfrentar e monitorar o coronavírus entre indígenas — com participação ativa dos povos.

Um outro ponto é a continuidade da política de passar a boiada, uma intenção anunciada por Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, e posta em prática paulatinamente, apesar de discursos e ações midiáticas que prometiam outras direções. Na quinta (6), após uma visita de Salles à Terra Indígena (TI) Munduruku, a pasta da Defesa interrompeu uma operação contra o garimpo na TI. As ações eram parte da operação Verde Brasil 2, coordenada pelo Ministério da Defesa com apoio de fiscais do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e consistiam na destruição de equipamentos e no desmonte de focos de garimpo na região.

A dica musical de hoje é do primeiro grupo de carimbó formado somente por mulheres, o Sereias do Mar. Fundado há mais de 25 anos pela mestra Bijica em Vila Marapanim, no Pará, reúne instrumentistas e cantoras de carimbó raiz, com tambor no chão, que cantam sobre a vida de agricultora e a cultura local. O conjunto tem uma forte atuação na promoção e na defesa do carimbó, que é patrimônio cultural imaterial do Brasil desde 2014. Para ouvir e saber mais, procure por “Sereias do Mar” nas redes.

O podcast é mais uma frente da missão da Amazônia Latitude: ampliar o debate crítico sobre a floresta e divulgar sua diversidade cultural, sua riqueza natural e seus dilemas. Está disponível no tocador acima, no Deezer, no Apple Podcasts e no Spotify. Para navegar por todos os episódios, clique aqui.

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »