Comitê ambiental critica projeto de lei que reduz RESEX Chico Mendes

RESEX Chico Mendes
Foto aérea da Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre/Crédito: Lilo Clareto

Coordenado pela filha do seringueiro Chico Mendes, o comitê ambiental que leva o nome do ativista pede agilidade na derrubada do projeto de lei 6.024/2019. O texto propõe reduzir a área da Reserva Extrativista (RESEX) Chico Mendes em quase 8 mil hectares, além de tirar a proteção integral do Parque Nacional da Serra do Divisor, o quarto maior do Brasil.

Trinta anos depois da criação da Reserva, o órgão afirma ter tomado conhecimento de uma nova articulação de políticos para regular o que definem como a “devastação da floresta no estado do Acre”.

O PL foi apresentado no final do ano passado pela deputada federal Mara Rocha (PSDB), que alega que a redução da unidade de conservação será importante para “alavancar” a construção do trecho da BR-364, que vai até a Amazônia peruana.

Leia abaixo na íntegra a nota de repúdio. O documento pode ser lido em português e em inglês.

Led by Angela Mendes, Chico Mendes’ daughter, the environmental committee criticizes new policies threatening the environmental reserve named after the activist. Read the full statement below.

Angela Mendes (à direita) participa da reunião de lideranças indígenas na aldeia Piaraçu, em janeiro de 2020/Crédito: Todd Southgate e Toni Lotar

 

A imagem em destaque mostra uma foto aérea da Reserva Extrativista Chico Mendes. Crédito: Lilo Clareto.

 

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »