Colóquio Internacional “Violência crescente e tendências preocupantes na Amazônia”

O Colóquio Internacional “VIOLÊNCIA CRESCENTE E TENDÊNCIAS PREOCUPANTES NA AMAZÔNIA”, que acontecerá no Reino Unido em 2020, trará importantes lideranças indígenas e de movimentos sociais para dialogarem com professores, artistas e pesquisadores dedicados aos problemas socioambientais da Região Amazônica. O objetivo principal será debater legados do passado, questionar responsabilidades e avaliar os alarmantes índices de violência, desigualdade e insegurança alimentar.

Esse Colóquio incluirá apresentações, mesas redondas e expressões artísticas que permitirão a troca de experiências e de informações sobre temas de grande complexidade. A interação entre academia e sociedade terá o propósito de contribuir de forma criativa para a formulação de políticas públicas e mobilização social transformadora. O evento é parte do esforço para descolonizar práticas científicas através de um amplo diálogo Norte-Sul baseado em uma ética de reciprocidade socioambiental e na busca de superação de injustiças associadas ao desenvolvimento econômico autoritário. Isso significa conduzir pesquisas em conjunto e em benefício das populações regionais, permitindo que expressem suas demandas de forma plural e autônoma e que tomem parte ativa na produção de conhecimento.

O evento faz parte das atividades da Rede Agroculturas e foi planejado para fomentar a interação entre três grupos de interlocutores: primeiro, a maioria excluída e pobre da população amazônica, grupos indígenas, agricultores familiares, ribeirinhos e outros habitantes rurais e urbanos afetados pelo desenvolvimento desigual e pela degradação socioambiental; segundo, professores e alunos de várias universidades e centros de pesquisa dedicados a melhor compreender assimetrias socioespaciais e a inserção subordinada da Amazônia no mundo globalizado; terceiro, autoridades, políticos e planejadores responsáveis pela formulação do marco legal e pela implementação de planos governamentais.

O Colóquio produzirá diversos resultados concretos, tais como publicações técnicas e científicas, denúncia da grave situação em que se encontram muitos grupos sociais devido ao crescente ataque a direitos básicos e bens comuns, e propostas para os governos nacionais da região para informar mudanças de políticas econômicas, sociais e ambientais.

 

Mais informações sobre o Colóquio disponíveis aqui.

 

Print Friendly, PDF & Email

Você pode gostar...

Assine e mantenha-se atualizado!

Não perca nossas histórias.


Translate »